DETRO-RJ ENCERRA ‘OPERAÇÃO CARNAVAL’ COM MAIS DE 600 VEÍCULOS FISCALIZADOS.

Detro-RJ encerra ‘Operação Carnaval’ com mais de 600 veículos fiscalizados.

Mais de 600 veículos que realizavam transporte remunerado de passageiros foram abordados e fiscalizados pelo Detro-RJ, nesse feriadão, como parte dos esforços da "Operação Carnaval 2024". Quarenta e nove autos de infração foram emitidos contra coletivos da frota intermunicipal regulamentada e veículos irregulares, resultando na remoção ou recolhimento à garagem de 32 deles. As ações ocorreram entre a quinta-feira de pré-carnaval (08/02) e a Quarta-Feira de Cinzas (14/02).

A operação especial teve como objetivo garantir uma folia mais segura e acessível aos passageiros fluminenses. Fiscais estiveram nos 12 principais terminais rodoviários do estado e em diversos pontos de grande fluxo viário e turístico da cidade do Rio de Janeiro, como a Linha Vermelha, entornos da zona portuária e acessos ao Pão de Açúcar e ao Cristo Redentor.

Nos terminais rodoviários, 367 coletivos intermunicipais foram fiscalizados ao longo dos sete dias de operação, com atenção especial aos terminais Roberto Silveira, em Niterói, Alexis Novelino, em Cabo Frio, e aos terminais rodoviários do Rio e de Nova Iguaçu, que concentram, em média, a maior quantidade de partidas nesta época. Dezessete multas e recolhimentos foram aplicados, sendo a infração mais comum o descumprimento de normas de acessibilidade vigentes, com oito ocorrências, e o transporte sem autorização, somando quatro. Outras duas multas também foram emitidas por falta de selo para tráfego e uma cada por vidros trincados, falta de documentação e selo de tráfego rasurado ou vencido.

Em pontos móveis ao redor da capital, a principal irregularidade encontrada foi o transporte sem autorização, somando 20 das 32 autuações aplicadas. Ao todo, fiscais abordaram 237 veículos, entre vans intermunicipais regulamentadas e veículos particulares que realizavam transporte remunerado sem o uso de aplicativo ou permissão. Outras irregularidades encontradas foram as de superlotação, motorista de van sem cadastro junto ao Detro-RJ e embarque ou desembarque de passageiros em local não permitido, com oito, três e uma notificações cada uma, respectivamente.

Postado por: Assessoria de Imprensa em 20/02/2024 13:55:11